Roteiro de célula 14

Nº 14 – 2022 – 24/04 a 30/04
Publicado em 26/04/2022

Nº 14 – 2022 – 24/04 a 30/04

AVISOS

  • Se você deseja se tornar membro e conhecer o funcionamento da nossa Igreja, você é convidado a participar do Seminário de Integração no dia 07/05 das 14h30 às 18h. Participe! Inscrições pelo número da Integração: (41) 99835-4999 ou clique aqui.
  • Atenção líderes, supervisores e coordenadores: o culto do líder ocorrerá dia 01/05 às 17h30 presencialmente no salão azul. Participe!

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

- Glorioso Dia (Chamou meu nome, da sepultura livre me fez…)

https://www.youtube.com/watch?v=XOMKm9g2BHI

 

- Jesus em Tua Presença (O véu que separava já não separa mais...)

https://www.youtube.com/watch?v=r-jO83npRnM

 

EDIFICAÇÃO

Convicções que fazem diferença (Salmos 139.1-24)

 

Uma das coisas mais importantes na vida de uma pessoa, que vai afetar seu processo de qualidade de vida, seu bem-estar, independente da área, é a sua convicção. A convicção é um tema que já é debatido há muito tempo pelos filósofos e outros pensadores. A convicção é algo que afeta a desesperança e a esperança, o desespero e o consolo, a inquietação e a paz. Uma das causas da instabilidade do crente na igreja é porque ele possui convicções superficiais, que não estão enraizadas na Palavra de Deus. Davi é um dos personagens bíblicos mais parecidos conosco, que possuía muitas falhas, mas ele era convicto na Palavra de Deus. Por isso, nós como Igreja de Cristo, devemos dizer e ter convicção que:

 

  1. Deus me conhece (v. 1-6)

Deus é um Deus que te conhece. Em um mundo repleto de impessoalidade, e que não se cria relacionamentos íntimos com as pessoas, muitas vezes não se conhece aqueles que estão ao seu redor. Mas o relacionamento com Deus é diferente, pois Ele te conhece como ninguém, melhor do que você se conhece, pois você é como um dos familiares para Ele. Deus conhece seus pensamentos, palavras, motivações e caminhos. E é por Ele te conhecer profundamente que Ele pode te ajudar em cada detalhe da vida. Você deve ter convicção de que Deus te conhece e te entende, que você pode falar com Ele e que ninguém poderá te ajudar como Ele.

 

Você tem buscado a Deus para te ajudar ou a outras pessoas primeiro?

 

  1. Deus está sempre ao meu redor (v. 5-6)

Porque Deus está sempre ao nosso redor, Ele conhece todas as nossas necessidades. Ele quer cuidar de você. Não dá para cuidar de uma pessoa de longe. Davi sabia disso, e assim como ele, você deve lembrar que Deus sabe de tudo. Quando os recursos acabam, é Deus que te ajuda e conforta. Ele abraça a todos, como um abraço cósmico. Davi passou por momentos de solidão, mas sabia que Deus estava com ele em todos os momentos. A convicção mais importante de um seguidor de Cristo é que você nunca está só.

 

Você tem sentido Deus te acompanhar no seu dia a dia? Você tem se sentido só?

 

 

  1. Deus me guia e me sustenta em todo lugar e em qualquer situação (v.7-10)

Às vezes, enfrentamos situações que ficamos desnorteados, sem saber que caminho seguir. O salmo fala que Deus está em todo lugar, nos observando e conduzindo para caminhos melhores que os nossos. Não adianta tentar fugir de Deus, pois Ele quer nos tirar do pior caminho, nos sustentar, nos guiar em amor, pois sabe de todas as coisas. Saber que Deus tudo vê deveria nos conduzir e não nos incomodar. É para animar, consolar o coração, descansar e crer que as escolhas de Deus são para o nosso bem. Deus vê muito além do que os nossos olhos.

 

Como você se sente sabendo que Deus te vê em todo momento? Alegria ou incômodo?

 

  1. Deus é um Deus Criador (v.13-18)

Deus não cria bobagem, pois Ele só cria aquilo que é bom. Davi fica maravilhado com a criação de Deus, e sabe o quão fraco ele é, que ele tem defeitos e dificuldades, mas reconhece que Deus o criou de forma admirável. Muitos têm sofrido com a autoestima, mas Deus fez algo especial. A Palavra de Deus afirma que temos valor, pois Ele nos criou com propósito. Por Deus ser criador, podemos declarar: sonda-me, conhece-me, conduza-me. Deus pode criar alegria onde há tristeza, coragem onde há medo. Ele criou do caos o universo e pode transformar qualquer circunstância na nossa vida. Deus só não pode fazer diferença na vida daqueles que são indiferentes para Ele.

 

Você tem permitido que Deus transforme as circunstâncias da sua vida? Você tem admirado a criação que Ele fez que é você?

 

  1. Deus é intolerante com o pecado, mas ama o pecador (v.19-24)

Davi encerra o salmo dizendo: sonda-me, prova-me. O que significa que devemos dizer a Ele: o que no meu dia a dia me desvirtua do Teu caminho, Tu podes me sondar e me tirar deste caminho. Deus abomina o pecado, conduz para o caminho eterno. Ninguém nos compreende e nos ama mais do que Ele. Quem é servo Dele jamais estará só. Ele estende Sua mão, nos socorre e nos abraça. Ele nos dá uma direção segura. Diante de tantas convicções sobre Deus, só há um caminho: a entrega total.

 

Você já entregou sua vida a Deus? Tem deixado Ele te tirar do caminho do pecado?

 

 

ORAÇÃO

Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem uns pelos outros e pelos seus amigos do coração. Compartilhem suas experiências com Deus, fale a respeito das bênçãos e do cuidado de Deus em suas vidas!

Compartilhe em suas redes sociais