ROTEIRO DE CÉLULA N° 16

Nº 16 – 2022 – 08/05 a 14/05
Publicado em 09/05/2022

 

 

Roteiro 16

 

Nº 16 – 2022 – 08/05 a 14/05

AVISOS

  • Esse mês, temos a Escola Bíblica da Família! Aos domingos presencialmente 9:15h e às segundas-feiras 19:45h online pelo link aqui. Participe com a sua família!
  • Dia 16/06 teremos o Picnic das Famílias na Abessfi! A inscrição deve ser feita ao final do culto na Central SIB. Participe!

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

- Jesus é o centro (Nada mais importa, nada se compara a Ti…)

https://www.youtube.com/watch?v=1OM7kAt07gA

 

- Família Bendita (De todas as bençãos o amor é o maior tesouro que temos...)

https://www.youtube.com/watch?v=wO-7sXpm84c

 

EDIFICAÇÃO

Marcas de uma Família Firme em Deus e na Sua Palavra (Efésios 4. 25-32)

 

Há muitas marcas que mostram que uma família está firmada em Deus e Sua Palavra. Neste trecho da carta aos Efésios, Paulo cita algumas delas que, embora aqui estejam no contexto da família espiritual que é a Igreja, são igualmente aplicáveis ao estilo de vida de nossa família biológica:

  1. A família firmada em Deus e na Sua Palavra é um lugar de transparência (v.25)

A verdade e a sinceridade devem reinar em uma família firmada em Deus, todos os relacionamentos familiares devem ser pautados nessa transparência. Em um ambiente familiar onde há mentira, não há como haver confiança, pois a mentira destrói qualquer tipo de confiança nos relacionamentos. Sem confiança, o respeito mútuo também termina. E sem respeito, a família se destrói. Em uma família onde reina a mentira, os relacionamentos se tornam superficiais e, sem a intimidade de um relacionamento profundo, o estilo de vida da família se torna individualista: cada um pensa apenas em si, buscando apenas os seus próprios interesses e criando máscaras uns para os outros. Essa cultura familiar doentia de mentiras, se não tratada, irá se multiplicar para outras famílias e outras gerações.

 

Se dependesse apenas da sua atitude, a sua família teria uma comunicação sincera e transparente? Há culturas familiares que você experimentou ou experimenta em sua família, que você não quer passar adiante? Quais?

 

  1. Família firmada em Deus e na Sua Palavra é um lugar de paz (v.26)

A ira é um sentimento natural do ser humano, não é pecado se irar. Mas se essa ira não for apaziguada logo, ela se tornará o pecado do ódio. Deixar que a ira se aloje no seu coração irá destruir sua saúde emocional e espiritual, podendo inclusive gerar doenças psicossomáticas. Além disso, inevitavelmente surgirá o desejo de vingança. A vingança não é atitude de um cristão, pois somos chamados a demonstrar pelos outros o mesmo amor que Jesus demonstrou por nós. Para impedir o ódio e a vingança, não devemos permitir que a ira domine nossa mente.

 

Como você tem lidado com a sua ira no ambiente familiar?

 

  1. Em famílias firmadas em Deus e na Sua Palavra, Jesus é exclusivo e soberano (v.27-30)

Nossas famílias pertencem a Jesus. A Palavra dEle deve ser a voz de comando exclusiva nas nossas famílias. Às vezes deixamos outras coisas que não a voz de Cristo serem voz de comando nas nossas vidas, como a mídia, a cultura, os amigos, os valores do mundo, nossa carne e o próprio diabo. Quando cometemos os pecados mencionados nesse texto, isso demonstra que não estamos dando a Jesus a soberania e exclusividade que Ele merece. Há mais algumas formas de “dar lugar ao diabo”: uma delas é falar demais dele; outra é tratá-lo como se ele não existisse. Damos lugar ao inimigo quando atribuímos todos os nossos erros a ele, e assim nos abstemos de mudar o nosso caráter. Uma pessoa ou uma família que bota toda a culpa dos seus problemas no diabo não amadurecerá na fé e não aprofundará sua vida com Deus, porque não deixa o Espírito Santo lhe moldar. Nosso caráter demonstra a quem estamos dando a soberania de nossas vidas e famílias. Preguiça, palavras de baixo calão, valores invertidos, violência, ódio, permissivismo moral, mentiras, todas essas coisas são meios de darmos lugar ao diabo em nossas famílias e nossas vidas.

 

Seus familiares conseguem perceber a soberania de Cristo em sua vida por meio das suas ações?

 

  1. A família firmada na Palavra de Deus é um lugar de perdão e misericórdia (v.31-32)

Quando guardamos mágoa de alguém, começamos a imaginar coisas horríveis sobre essa pessoa e a realidade fica distorcida diante dos nossos olhos. Nos tornamos preconceituosos, desconfiados com qualquer atitude, passamos a dar a qualquer problema dentro de casa um tamanho muito maior do que eles realmente têm. Fará mal primeiro a você e depois contaminará aos outros, desequilibrando toda a família. Em uma família firmada na Palavra, as pessoas são bondosas e generosas umas com as outras, se alegrando com o sucesso dos familiares. Devemos ser auxiliadores uns dos outros dentro de casa, e nunca competidores. Famílias firmadas na Palavra de Deus são repletas de amor, perdão e compaixão. Muitos conflitos familiares poderão ser facilmente resolvidos se antes de agirmos pela raiva nós tentarmos nos colocar no lugar do outro. Para que nossa família seja firmada na Palavra, também devemos perdoar a todos como Cristo nos perdoou. Ninguém que foi perdoado por Cristo pode deixar de perdoar. Sem perdão, o lar fica confuso, inseguro e nunca será restaurado. A família só terá futuro se existir o perdão.

 

Depois de tudo o que ouvimos sobre esse assunto, você consegue identificar marcas de uma família firmada na Palavra que ainda não estão na sua família, ou na sua vida? O que você pretende fazer com relação aos desafios que Deus te propôs nesta mensagem?

 

ORAÇÃO

Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem uns pelos outros e pelos seus amigos do coração. Compartilhem suas experiências com Deus, fale a respeito das bênçãos e do cuidado de Deus em suas vidas!

Compartilhe em suas redes sociais