ROTEIRO DE CÉLULA Nº 27

Nº 27 – 2022 – 24/07 a 30/07
Publicado em 25/07/2022

Nº 27 – 2022 – 24/07 a 30/07

AVISOS

  • O curso Casamentos que Prevalecem já está com as inscrições abertas. Começará no dia 09/08 presencialmente na SIB. Para se inscrever procure a nossa secretaria no (41)998354994. Invista esse tempo precioso em seu casamento!
  • Conexão Empreendedores Eruditus é um curso para você que é empreendedor ou pretende ingressar no empreendedorismo. O curso começará no dia 03/08 das 19h às 22h, com inscrição no valor de R$80. Inscrições e mais informações no Instagram @erudituslivraria e no (41)998437096. Vagas limitadas. Faça já sua inscrição!
  • O Vida Vitoriosa já possui data marcada, que será entre os dias 23 e 25 de setembro. O valor será de R$300 e pode ser parcelado. Para sua inscrição, procure a Bety Costa ou a secretaria da SIB no (41)99835-4994. Não perca, será um momento transformador para você!
  • O encontro Mulheres Fortes em Tempos Difíceis acontecerá no dia 27/08 às 15h, com valor de R$25 para um delicioso café. Se inscreva na secretaria no (41)998354994. Participe!

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

- Em uma só voz (Rei da Glória, Tu tens...) https://www.youtube.com/watch?v=3cXDIuHctEY

- Jesus em Tua Presença (Pra Te adorar...) https://www.youtube.com/watch?v=0oventhqIPc  

 

EDIFICAÇÃO

Para Restaurar a Esperança (Salmos 77)

 

O Salmo 77 é um salmo de lamento. Esses salmos expressam a necessidade do socorro de Deus diante de determinadas circunstâncias ou diante das lutas humanas - de suas angústias, desgostos e tristezas. Nesse tipo de salmo, o salmista derrama suas inquietudes perante o Senhor.

O Salmo 77 foi escrito por Asafe em uma circunstância de alguma catástrofe nacional, provavelmente o exílio na Babilônia. Quando o povo de Deus caiu nas mãos do inimigo ele se sentiu abandonado por Deus, inconformado com o contraste entre a situação do seu povo no passado e no presente. Tinha a impressão de que Deus não agia mais, esgotou suas possibilidades de fazer maravilhas, não ouvia mais as suas orações. Com isto ficou angustiado, aflito, inquieto, com insônia e desesperançoso. O sentimento de Asafe no início do salmo é de que Deus se esqueceu dele e do seu povo, os abandonou e não tinha respostas para suas indagações teológicas.

Quantas vezes nós também temos nos encontrado nesta situação. Quando parece que Deus encolheu as suas mãos e esqueceu-se de nós e da nossa história. A angústia e inquietação nos domina. Mas o salmo termina com Asafe recuperado, esperançoso, cheio de fé e otimista. Vejamos neste Salmo como restaurar a esperança, baseado na experiência de Asafe:

 

  1. Para restaurar a esperança, seja honesto com você mesmo e com Deus (v. 1-11)

 

A introdução do salmo é como um grito de socorro pedindo justiça com a certeza de que Ele o ouvirá. Só grita por socorro divino quem reconhece que precisa dEle. Exponha sua angústia de alma, suas dores de coração, suas inquietações. Fale da sua dificuldade de lidar com o contraste entre a situação do passado e do seu presente. Se não soubermos lidar com esses contrastes, as lembranças boas nos atormentam. Fale sobre suas dúvidas e questionamentos teológicos. Fale do seu pessimismo, da dificuldade em ver as bênçãos do seu presente. O pessimismo alimenta a desesperança. Seja sincero com seus sentimentos e abra seu coração a Deus.

Você tem sido honesto consigo mesmo e com Deus?

  1. Para restaurar a esperança, alimente a sua fé com as bênçãos recebidas no passado (v. 12 e 13)

É muito bom ter boas lembranças do passado, mas quando buscamos nas alegrias e nas experiências do passado a única fonte de consolo, alívio e prazer para a alma, é sinal de que estamos dominados pela angústia, com a vida estacionada e vivendo no passado ao invés de aprender com ele e se mover para o futuro. Use o passado como alimento para a sua fé na graça de Deus para o futuro e não como prisão em função de algo que já se teve. Faça do passado um aliado. Lembre-se das Suas maravilhas, proezas, obras, façanhas – em favor da vida e da liberdade das pessoas. Isso abre passagem para a esperança. Asafe destaca a abertura do mar vermelho. Ele se lembrou que foi Deus que libertou e redimiu Seu povo. Foi o braço do Senhor que abriu as águas. As experiências positivas do passado existem para gerar esperança para o presente e otimismo para o futuro e não para sermos dominados pela nostalgia, isto nos aprisiona. Nunca devemos nos esquecer do maior feito do nosso Senhor por nós. A cruz nos traz esperança.

 

Você tem sido refém do seu passado? Quais as bênçãos recebidas que te trazem esperança?

 

  1. Para restaurar a esperança, reafirme para si mesmo suas convicções sobre Deus, de acordo com a Sua Palavra (v. 14-20)

 

Deus é imutável. Quando um crente esquece isto, a angústia, as dúvidas, a insegurança, a inquietação, as aflições vão prevalecer em sua vida. Deus é invariável em Seu amor, Sua verdade, Sua sabedoria – e em outros aspectos do seu ser. Ele não muda e jamais mudará. Ele continua trabalhando na nossa vida e na história. Precisamos trazer a memória os atributos de Deus, eles abastecem a nossa alma. Devemos lembrar da Sua grandeza e do Seu poder. E que o nosso Deus é um Deus libertador e soberano sobre todo o universo.

 

Quem é Deus para você? Você tem se lembrado dos vários atributos de Deus?

 

  1. Para restaurar a esperança, submeta-se aos cuidados amorosos de Deus

 

Quando você ficar abatido, aflito, inquieto reafirme para você mesmo o amor soberano de Deus. Quem não aprende a reafirmar para si mesmo o amor soberano de Deus, como nosso supremo pastor, será dominado pela angústia e pela inquietação na hora das dificuldades da vida. Ele é o pastor que nos conduz para um futuro melhor, como conduziu o povo de Israel da escravidão para a liberdade. Ele é o Deus que intervém e age na história para conduzir o seu povo. Deus está controlando todas as coisas – Ele não perde o controle. Jesus é o Bom Pastor que nos conduz a uma vida melhor.

 

Você tem confiado todas as áreas da sua vida aos cuidados amorosos de Deus?

 

ORAÇÃO

     Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem para que o Espírito Santo promova a restauração da esperança em suas vidas.

     Orem uns pelos outros e pelos seus amigos do coração. Compartilhem suas experiências com Deus, fale a respeito das bênçãos e do cuidado de Deus em suas vidas!

Compartilhe em suas redes sociais