ROTEIRO DE CÉLULA 35

Nº 35 – 2022 – 19/09 – 24/09
Publicado em 19/09/2022

Nº 35 – 2022 – 19/09 – 24/09

AVISOS

  • Próximo final de semana (23, 24 e 25/09): Retiro Vida Vitoriosa! Vamos orar para seja um tempo de transformação e restauração.
  • Encontro Identidade Missionária dia 01/10 às 19h na SIB.
  • Seminário de Discipulado dia 08/10, das 14h às 18h. Inscrições na secretaria (41) 99835-4994
  • A Escola Bíblica também está com inscrições abertas para o tema “Quem é Jesus?”, que iniciará em 25/09, presencialmente todos os domingos às 9h15. O link para matrícula é o mesmo do curso do CAM.
  • A campanha de missões estaduais/nacionais começou. Se você quer saber mais dos projetos e como contribuir em oração e/ou financeiramente, entre em contato com o ir. André Aquino ou na central SIB.
  • Retiro de casais 2023, dia 06/10/23 a 08/10/23. Valor R$1.500,00 para o casal. Pode ser parcelado. Inscrições na Central SIB ministério de casais.

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

- Senhor te quero

- Eu quero é Deus

 

 

EDIFICAÇÃO

 A Parábola do Rico Insensato (Lucas 12: 13-21)

 

Jesus conta essa parábola que fala sobre o pecado que todos os seres humanos são muito propensos a cair: a ganância, avareza. Foi a ganância que tomou o coração de Eva e Adão e os fizeram ser expulsos do paraíso. Todos nós temos esse mesmo desejo que o homem da parábola, o de viver em paz, ter o que comer, beber, poder descansar e desfrutar da vida. O problema não está em querer essas coisas, mas no que você faz para conquistar isso, onde você põe o seu coração. Jesus nos ensina que não devemos focar somente em ser ricos aqui na Terra, mas sim em ser ricos para com Deus:

 

  1. Jesus nos ensina a nos prevenirmos contra a ganância (v. 15)

Nós vivemos em uma sociedade em que a ganância impera e isso se torna evidente no consumismo. Quando a ganância começa a tomar conta do nosso coração, ela se manifesta pelo consumismo. Só nos sentimos bem quando consumimos. As coisas supérfluas se tornam necessidades. Algumas consequências disso são o endividamento, os problemas relacionais e a indiferença para com os necessitados. Quando nosso coração está apegado às coisas materiais nossa vida espiritual vai se enfraquecendo. A ganância pode ser pelo dinheiro, mas também por poder e influência. Diferença entre ganância e ambição: a ambição é você desejar ir mais longe, fazer melhor, já a ganância é desejar ter mais, porém com o fim somente em si mesmo, querer juntar mais ou conquistar mais para si. A ambição não é errada, porém a ganância é pecado.

Você já passou por situações ruins em que percebeu que era resultado de ganância? Por exemplo: endividamentos, problemas relacionais ou apatia pelas necessidades dos outros.

 

  1. Jesus nos ensina a não deixar que os bens sejam os senhores da nossa vida (v.16-19)

O ser humano tem uma facilidade muito grande em transformar os bens em ídolos. O ídolo é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus na nossa vida. Quando colocamos nossa expectativa, esperança, paz e segurança nos bens materiais, passamos a viver para acumular esses bens e eles vão ocupando toda nossa mente e coração. Não devemos buscar apenas as coisas dessa terra, devemos acumular riquezas eternas. Para o avarento, as coisas eternas não contam. O homem da parábola organizou a sua vida para ajuntar riquezas e descansar. Como nós temos organizado as nossas vidas? Em torno de que a nossa vida tem girado? Ao responder essa pergunta nós podemos concluir se estamos vivendo para Deus ou para nós mesmos. É mais importante ser rico em Deus do que ser rico nessa vida, pois a vida que temos aqui não é nossa. Nós não temos o controle das coisas como o homem da parábola achou que tinha. Ele pensou que porque tinha vários celeiros cheios, estava com a vida garantida, não precisava de mais nada. Mas nós devemos crer que nenhum bem material garante nossa vida futura. Jesus termina a parábola nos alertando para sermos ricos em Deus!

Você já experimentou a frustração de algum plano que você tinha como certo na sua vida? Nessa situação, você conseguiu perceber que a sua vida não está em suas mãos?

 

  1. Jesus nos ensina a cuidar da nossa vida espiritual (v. 20-21)

Como podemos ser ricos diante de Deus? Precisamos cuidar da nossa vida espiritual. Isso não significa trabalhar para Deus, mas sim, estar disposto a ouvir o que Jesus tem a nos dizer. O homem da parábola não se preocupou com a opinião de Deus sobre o que ele fazia. Nós devemos pedir a Deus a orientação para organizarmos nossa vida ao redor daquilo que Ele deseja, do que o agrada. Para não nos desesperarmos diante da pergunta: “Esta mesma noite a sua vida será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?”; precisamos reconhecer que somos propensos a ganância e pedir a Deus que nos ajude a buscar o Reino Dele em primeiro lugar.

     Que atitude você pode tomar para buscar ser rico em Deus?

 

ORAÇÃO E MOMENTO EVANGELÍSTICO

 

     Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem para que permaneçam em amor a Deus e ao próximo e que vivam esse amor na prática diariamente. Intercedam uns pelos outros e pelos amigos do coração (cadeira vazia ou cartão do amigo do coração). Orem uns pelos outros, e pelas dificuldades e bençãos compartilhadas. Orar pelo retir

Compartilhe em suas redes sociais