ROTEIRO DE CÉLULA Nº 42

Nº 42 – 2022 – 06 a 12/11
Publicado em 07/11/2022

AVISOS

  • Retiro de casais 2023, dia 06/10/23 a 08/10/23. Valor R$1.500,00 para o casal. Se programe e participe. Ele é preparado especialmente para o casal! Inscrições aos domingos na Central SIB!
  • Nos dias 19 e 20/11, teremos a Conferência das Famílias com o tema “Unidade da Família para este tempo”. No sábado teremos duas palestras a tarde, além das pregações no culto da juventude e nos domingos. Não deixe de participar e de trazer toda a sua família!
  • Os ensaios para o Coral de Natal estão acontecendo toda segunda às 20h na SIB. Se você deseja participar, compareça!
  • Dia 25/11 (das 20h às 21h30) e 26/11 (das 09h às 12h) teremos o seminário de integração para aqueles que desejam se tornar membros da SIB. Se inscreva na secretaria da igreja ou pelo link de inscrição.

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

- O meu querer (Cada vez que em silêncio eu doar a outra face, sejam Tuas mãos, venha Tua Graça e o Teu amor...)

- Ao único que é digno de receber (Ao único que é digno de receber / A honra e a glória, a força e o poder...)

 

EDIFICAÇÃO

 

Estabelecendo Autocontrole através da Mansidão (Salmos 37.1-8)

Quando pensamos sobre autocontrole, o que vem à nossa mente são nossos comportamentos e nossas emoções. Emoções porque elas influenciam nossos pensamentos, e esses pensamentos são evidenciados pelo nosso comportamento. Uma pessoa com autocontrole possui compreensão de seus sentimentos e comportamento, tendo também domínio sobre seus pensamentos. A Bíblia chama o autocontrole de domínio próprio, e nós exercemos o domínio próprio através da mansidão, e só aprendemos a ser mansos por meio do nosso relacionamento com Jesus. A mansidão bíblica está ligada diretamente à forma como um discípulo de Jesus vive e o representa aqui na Terra. Enquanto o ser humano natural responderá com ira e impiedade às frustrações, injustiças, reivindicação de direitos, estresse e cansaços do dia-a-dia, o cristão é capacitado por Jesus a descansar na Graça dEle e confiar que Deus é soberano sobre qualquer aspecto e circunstância de sua vida. Mansidão não é um aspecto de personalidade, não é algo natural do ser humano. A mansidão é um fruto do Espírito Santo (Gl 5:22-23) e aqueles que o possuem são pessoas amáveis, dóceis, de bom convívio, agradáveis de se ter por perto. Uma pessoa mansa não reagirá com agressividade e impulsividade às situações. Ela sabe renunciar aos seus direitos e não deixa a ira e a impaciência tomarem conta do seu coração, afinal mansidão é o oposto dessas duas coisas. Quando Jesus diz que “os mansos herdarão a terra” Ele está fazendo alusão ao Salmo 37, e a partir desse salmo nós iremos refletir um pouco mais sobre como estabelecer em nossas vidas a mansidão e o domínio próprio.

  1. A mansidão nos ajuda a suportarmos uns aos outros (v. 1)

A mansidão é indispensável para um bom convívio em sociedade e para a manutenção do Corpo de Cristo. A Igreja não é imune aos conflitos e diferenças, nós não precisamos concordar em tudo, mas precisamos ter coração humilde para respeitar uns aos outros e conviver em harmonia. Se há um lugar para se aprender a desenvolver mansidão e domínio próprio, é na presença de Deus e na unidade da Igreja. A mansidão inclusive serve para manter essa unidade. Vamos à igreja para servir, e servindo nós muitas vezes abrimos mão das nossas preferências, gostos e direitos para que a Igreja viva em unidade e harmonia. Mansidão também evidencia maturidade espiritual. Uma pessoa mansa é madura o suficiente para admitir seus erros e aceitar a repreensão e o confronto, de Deus e dos nossos irmãos, pois vê isso como algo importante para seu crescimento. Ela também exorta os irmãos em amor quando necessário, buscando sempre restauração, perdão e unidade, sem acusações ou ataques ao outro.

Como você reage quando é repreendido por um líder? E quando precisa exortar/repreender outra pessoa, o que você faz?

  1. A mansidão nos ajuda a confiar e descansar no Senhor (v. 3-7)

A falta de autocontrole revela falta de dependência de Deus. A pessoa mansa sabe que Deus tem domínio sobre todas as coisas e situações e não busca resolver seus problemas por seus próprios meios e vontades. O v.5 tem a promessa de que ao nos entregarmos a Deus, Ele agirá em nosso favor. Encontrar a segurança em Deus faz com que desenvolvamos a força e o controle emocional para agir com sabedoria diante de situações adversas. É o Espírito que nos capacita e só aquele que tem uma vida de intimidade com Deus pode se tornar uma pessoa mansa. Precisamos aprender a entregar todo o nosso caminho ao Senhor, ou seja, buscar a vontade de Deus antes da nossa em todas as situações, consultar ao Senhor antes de tomar decisões. Se tentarmos viver por nossos próprios meios e com nossas próprias forças, acabaremos cansados, frustrados e irritados. Aquele que confia em Deus não se deixa levar por qualquer circunstância adversa, pois consegue descansar e esperar no Senhor. O teste da mansidão é a paciência, e é esse o grande desafio: aguardar com paciência mesmo diante da pressão do mundo. Parar para consultar a Deus, pedir que Ele mostre o que fazer. Quando começamos a fazer esse “exercício” diariamente, desenvolvemos mansidão e confiança no Senhor, nos tornando mais parecidos com Jesus.

Quantas escolhas você faz diariamente, grandes e pequenas? Em quantas delas você para pra perguntar a Deus o que Ele faria em seu lugar?

  1. A mansidão nos ajuda a vencer a ira (v.8)

A mansidão é o caminho para vencer o descontrole, a impulsividade e os maus comportamentos. Nenhum de nós está imune a sentir ira, mas não deixaremos que ela nos domine se vivermos em mansidão. Dominados pela ira, nos desgastamos e prejudicamos a nós mesmos, colocando fardos pesados sobre as costas, que nem precisávamos carregar. Diferente da ira, a mansidão trará para nós um bom testemunho, pois a conduta e a prática cristã são totalmente contrárias ao padrão que se vê no mundo. O discípulo de Jesus não se destaca porque grita mais alto, mas porque sabe permanecer em silêncio. Jesus não nos chama a testemunhar gritando o nome dEle, reivindicando coisas em nome dEle, mas nos chama a testemunhar vivendo como Ele viveu, tendo uma conduta de mansidão, de humildade, de domínio próprio, para que as pessoas vejam Ele em nós. Falta de controle emocional é falta de relacionamento com Jesus.

  1. Não devemos confundir mansidão com indiferença

Ser manso não é ser alheio ou alienado às injustiças e problemas ao nosso redor, mas é agir e reagir de forma que tudo aquilo que você faz testemunhe de Cristo e frutifica do Espírito Santo. Somos chamados a manifestar, de forma mansa e humilde, a justiça de Deus onde estivermos, em toda e qualquer circunstância.

Tendo o seu nível de domínio próprio como medida, mas lembrando que mansidão NÃO É o mesmo que ser indiferente, como você diria que está sua intimidade com Deus?

ORAÇÃO

Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem para que Deus restaure a alegria e motivação nas suas vidas e na vida de seus familiares e amigos. Lembrem-se que Jesus é especialista em vida e Ele pode transformar realidades. Orem uns pelos outros e pelos seus amigos do coração. Compartilhem suas experiências com Deus, fale a respeito das bênçãos e do cuidado de Deus em suas vidas!

Compartilhe em suas redes sociais