ROTEIRO DE CÉLULA Nº 47

Nº 47 – 2022 – 12/12 a 17/12
Publicado em 12/12/2022

47 2022 12/12 a 17/12

AVISOS

 

  • Nossa programação de Natal ocorrerá nos dias 22/12 (às 20h) e 25/12 (às 19h). Neste ano apresentaremos o musical “Um Natal quase esquecido”. Chame seu amigo do coração para este evento de colheita!
  • Retiro de casais 2023! Ocorrerá do dia 06 a 08 de outubro no Barbur Plaza Hotel em Ponta Grossa. Valor de 1.500 reais para o casal com pensão completa. Não deixe para última hora! Mais informações na Central SIB ou na Secretaria (41) 99835-4994.

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

- Eu te agradeço Deus (por se lembrar de mim...)

- Cantarei teu amor para sempre (dos montes corre para o mar teu rio de amor por mim...)

 

EDIFICAÇÃO

 

Lições do Natal (Mateus 1.18-25 e 2.13-23)

No texto lido vemos que José foi escolhido por Deus para ser o pai adotivo de Jesus. Quando Maria lhe contou que estava grávida, José ficou em uma situação muito difícil, pois já era noivo de Maria e isso naquela época era um compromisso que não deveria ser desfeito, como o próprio casamento. José poderia ter exposto Maria e ela perderia sua honra e pela lei, seria apedrejada até a morte. Porém ele decidiu não desonrar Maria, porque era um homem justo e a amava. Nesse contexto podemos aprender algumas lições como:

  1. José era um homem justo (cap. 1 v. 19-24)

O que o texto nos revela quando diz que José era um homem justo? Nos revela que José era uma pessoa íntegra, se refere a retidão moral, ele era um homem moralmente reto. Vemos em nosso dia a dia muitas pessoas que apesar de serem crentes não vivem uma retidão moral. Porém nós devemos olhar para o exemplo de José e desejar sermos justos. Que nossa família, amigos, colegas de trabalho olhem para nós e digam: “Essa é uma pessoa justa”. José ainda nos mostra como era justo por estar aberto a vontade de Deus, vemos na trajetória lida que ele obedeceu ao Anjo e seguiu o direcionamento de Deus. Depois que o Anjo falou com José, ele acolheu a verdade de Deus e aceitou Maria como sua esposa. Muitas vezes nós resistimos à vontade de Deus, quando essa não é a que esperávamos, ou quando o que Deus quer de nós não parece que vai nos beneficiar. Uma das marcas de um justo, segundo a Bíblia, é a submissão aos projetos de Deus para sua vida. Outra característica que vemos em José é a ternura com que ele lidou com seus problemas, ao invés de apontar o dedo para Maria ou de julgá-la e irar-se, ele teve ternura para com ela, demonstrando sua retidão moral.  

De acordo com a maneira que você tem vivido você acha que as pessoas podem dizer que você é um homem/mulher justo? 

 

  1. José deixou Deus intervir (cap. 1 v. 20-24 e cap. 2 v. 13-23)

Quando deixamos Deus intervir, Ele mostra o rumo a seguir. Nos momentos difíceis que vivemos, não podemos nos fechar nas nossas próprias convicções e verdades, precisamos deixar Deus entrar e intervir. Todas as vezes que Deus interviu na história de José, esse se mostrou receptivo para a ação de Deus. Muitas vezes nós nem dialogamos com Deus, não damos ouvidos para Ele, tomamos a direção dos nossos negócios e nem sequer O consultamos. Deus nos ama, Ele não nos quer ver longe Dele, são as nossas escolhas que nos afastam ou nos aproximam de Deus. José estava indo em uma direção, ele tinha resolvido separar-se de Maria, e isso era um direito dele, tanto moral como legalmente. Mas ao ouvir o Anjo, ele muda de ideia, ele deixa Deus intervir e o obedece. Deixar Deus dirigir nossos passos acontece em todas as áreas da nossa vida, em todas as nossas decisões, nesse natal pense nisso: será que eu tomei alguma decisão na qual ninguém mexe? Ninguém pode palpitar? Nem Deus? Que possamos refletir e deixar Deus nos guiar.

Mas para isso, precisamos, assim como José, estar atentos a voz de Deus. Quando Jesus já era criança o Anjo do Senhor aparece novamente para José e lhe diz para ir para o Egito (lá no Egito existia uma grande colônia judaica), mais tarde, depois da morte de Herodes, o Anjo do Senhor avisa José que ele já podia retornar para a terra de Israel, José retorna e guiado pelo Senhor, vai morar na região da Galileia, em uma cidade chamada Nazaré. Jesus é conhecido como Nazareno porque José ouviu a direção do Senhor. Que nesse natal nós venhamos a desejar ser orientados pela voz do Senhor, assim como José. O mundo carece de pessoas justas como José, íntegras como José, submissas como José.

Você já mudou algum plano porque buscou a Deus e percebeu que o que estava fazendo não era da vontade Dele? Como nós podemos estar atentos à voz de Deus?

 

ORAÇÃO

Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem para que Deus desperte o desejo em nós de sermos homens e mulheres justos, para que Deus nos ajude a ouvir a voz Dele e a obedecê-lo em todas as circunstâncias. Orem uns pelos outros e pelos seus amigos do coração. Compartilhem suas experiências com Deus, fale a respeito das bênçãos e do cuidado de Deus em suas vidas!

Compartilhe em suas redes sociais