ROTEIRO DE CÉLULA Nº 31 – 2023

Nº 31 – 2023 – 04/09 a 09/09
Publicado em 12/09/2023

AVISOS

  • O Retiro do MOVE acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro e está com as inscrições abertas.
  • O grupo de teatro Nissi estará na igreja dia 10/09 com a peça O Peregrino, convide amigos e familiares para esse evento de colheita!
  • Quer estar por dentro de todas as informações e programações da SIB? Baixe agora o aplicativo Prover em seu celular!
  • Para mais informações de todas essas programações entre em contato com a Central SIB ou com a Secretaria pelo (41)99835-4994.

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

Filho do Deus Vivo (Verbo vivo, viveu entre nós...)

Estamos de Pé (Pressionados, mas não desanimados)

Imparáveis nos relacionamentos (Colossenses 3.1-16)

Paulo está orientando a Igreja de Colossos a respeito de um viver santo, que glorifica o nome do Senhor. Que apresenta uma conduta saudável, principalmente nos relacionamentos, com Deus, consigo mesmo e com os outros irmãos. Podemos desenvolver feridas emocionais e espirituais que influenciam o nosso relacionamento com Deus. Que atrapalha o nosso desenvolvimento pessoal e a nossa relação com a gente mesmo, e pode afetar profundamente as nossas relações com nossos irmãos. Com base neste texto, podemos extrair algumas lições sobre como podemos viver de forma a sermos imparáveis nos nossos relacionamentos, conosco, com os outros e com Deus. Para sermos imparáveis nos relacionamentos, devemos:

  1. Manter nossos pensamentos nas coisas que são do alto (v. 1-4)

O principal relacionamento que podemos desenvolver em nossa vida espiritual é o nosso relacionamento com Deus. Se desejamos avançar com Deus, sendo imparáveis em nosso relacionamento, precisamos focar totalmente nas coisas que são do alto. Quando nos encontramos com Cristo e o reconhecemos como nosso salvador, passamos a pertencer a Ele. O Espírito Santo passa a habitar em nós e nosso caráter começa a ser transformado pelo nosso relacionamento com Deus.  Quando Paulo orienta a Igreja de colossos a procurar as coisas do alto, e manter os pensamentos nas coisas do alto, Ele está dizendo que as coisas terrenas não possuem mais valor, e que o foco e o desejo deles deveria ser de buscarem ser como Cristo.

Não temos como crescer no nosso relacionamento com Deus se continuarmos a desejar as coisas do mundo e dar ouvidos aos nossos próprios desejos e vontades. Sem focar nas coisas do alto, nos tornamos facilmente vulneráveis. Para sermos imparáveis, precisamos manter nossos pensamentos nas coisas que são do alto, em procurar conhecer a Deus, buscar conhecê-lo de forma a sermos transformados por um relacionamento íntimo com Ele. Nosso caráter precisa refletir o caráter de Cristo, não vamos avançar como discípulos de Jesus e não vamos avançar como igreja se aquilo que desejamos não nos leva para mais próximo de Deus, se o que buscamos como Igreja não reflete as coisas do alto.

Onde você quer chegar em um âmbito geral? Quais são os passos para chegar neste lugar?

  1. Abandonar o que nos impede de avançar (v. 5-8)

A Igreja de Colossos sofria com algumas questões que refletiam a velha natureza ainda presente em seu contexto. Era necessário abandonar essas práticas que levavam a desobediência. Tudo isso pertencia a natureza que eles já deveriam ter abandonado.

Para sermos imparáveis, precisamos abandonar o que nos impede de avançar, precisamos abandonar a nossa velha natureza, para que a natureza de Cristo nasça e permaneça em nós. Precisamos fazer morrer em nós o que nos afasta de Deus. Um discípulo imparável abandona seus desejos e suas práticas contrárias à vontade Deus, luta e se capacita, através de um relacionamento com Deus, para vencer diariamente suas inclinações pecaminosas.

O que afasta alguém de Deus? Como essas atitudes podem ser abandonadas de maneira prática?

  1. Manifestar amor aos nossos irmãos (v. 9-16)

Se queremos ser discípulos imparáveis e uma igreja imparável, precisamos manifestar amor uns aos outros de forma genuína, de forma a crescermos juntos e nos edificarmos mutuamente.

Infelizmente ainda persiste uma triste realidade, se tem algo que nos fere são os outros, algumas de nossas feridas emocionais foram causadas pelos nossos próprios irmãos em Cristo. O elo foi quebrado, impossibilitando qualquer forma de manifestação de amor. Uma Igreja imparável é movida pelo perdão e pela restauração de relacionamentos. Não dá para sermos uma Igreja que manifesta o amor de Deus se entre nós não temos manifestado e experimentado esse amor que nos cura, restaura e nos une.

Não há como sermos imparáveis sustentando indiferença e falta de amor no meio do corpo. Para sermos imparáveis, o perdão precisa ser liberado todos os dias, a busca por restauração precisa ser o sentimento motivador dos relacionamentos machucados entre os irmãos.

Qual a maior dificuldade para se perdoar alguém? Como o amor é manifestado através do perdão?

ORAÇÃO

     Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem pelos seus amigos do coração, peça a Deus oportunidades para compartilhar a fé com eles. Compartilhem seus pedidos e orem uns pelos outros e pelas famílias representadas na sua célula.

 

Compartilhe em suas redes sociais