ROTEIRO DE CÉLULA Nº 32 – 2023

Nº 32 – 2023 – 11/09 a 16/09
Publicado em 12/09/2023

  • O Retiro do MOVE acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro e está com as inscrições abertas.
  • Neste sábado (16/09) acontecerá o Esperança Curitiba promovido pela Associação Billy Graham em Campina Grande do Sul. Não deixe de participar e levar algum amigo.
  • Encontro do Discipulado no dia 24/09 às 9h30. Se você já está no discipulado ou quer saber mais, participe!
  • LÍDERES: No dia 23/09, acontecerá o Seminário Igreja Simples e é muito importante a participação de toda a liderança, seja líderes de áreas ou de células. Se inscreva, as vagas são limitadas.
  • Quer estar por dentro de todas as informações e programações da SIB? Baixe agora o aplicativo Prover em seu celular!
  • Para mais informações de todas essas programações entre em contato com a Central SIB ou com a Secretaria pelo (41)99835-4994.

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

Maravilhosa Graça (Quem tem poder sobre o pecado...)

Santo, Santo, Santo (Deus Onipotente, cedo de manhã...)

Atitudes típicas de imparáveis (Hebreus 12.1-2)

Assim como existem maus hábitos que impedem alguém de fazer exercício físico, como horas excessivas em redes sociais, horários de sono desregulados, entre outros, existem atitudes ou maus hábitos que fazem a gente parar como cristão e como igreja. Neste texto, o escritor desta carta está aplicando a corrida daquela época à nossa jornada como cristão neste mundo, a qual não podemos ficar parados, precisamos ser imparáveis. Importante deixar claro que imparável não significa invulnerável. A tentação de parar pode vir, mas a decisão de continuar avançando na sua vida espiritual precisa permanecer. No capítulo 11 da carta aos Hebreus, o autor elenca o que conhecemos como os heróis na fé, seres humanos como nós, vulneráveis, mas imparáveis. Essa “nuvem de testemunhas” deve nos manter animados e perseverantes nesta jornada cristã. As atitudes típicas de um imparável são:

  1. Livrar-se de tudo o que o atrapalha (v. 1)

Todos nós temos pesos que se prendem em nossas mentes, corações, ombros e vidas. São coisas que limitam o nosso relacionamento com Deus, que prejudicam a nossa saúde emocional, espiritual e física. O texto é claro ao afirmar que não é somente o pecado que atrapalha a nossa vida. É se livrar de coisas lícitas mas que não convêm (1Co. 6.12). A vida do crente pode ser atrapalhada e embaraçada pelas crises, traumas e experiências amargas da vida. A maneira como enfrentamos essas dificuldades pode nos paralisar. Nós somos propensos a permitir que as crises se tornem embaraços permanentes e precisamos tomar muito cuidado com isso, porque esses problemas nos tiram o equilíbrio emocional, a paz e, muitas vezes, a alegria de viver. Não permita, em sua vida, que as dificuldades e crises desviem seus olhos do Senhor. A arma mais eficaz contra as astutas ciladas do inimigo é firmar-se no que diz a Palavra de Deus, orando de acordo com ela.

O que tem atrapalhado a sua caminhada cristã?

  1. Perseverar (v. 1)

Muitos são os motivos para nos desanimar. Não é fácil persistir na corrida da fé, ainda mais neste tempo em que desistimos facilmente das coisas. Perseverar é uma qualidade e atitude indispensável para quem deseja ser imparável.

Uma igreja não vive de programas mas sim de processos. Muitos crentes pararam porque viveram de programas e eventos, cansaram, alguns ficaram machucados e pararam.

Edwin Louis Cole escreveu que “vencedores não são aqueles que nunca falham, mas os que nunca desistem”. É necessário perseverar, enfrentar os problemas e superá-los com a ajuda de Deus. A perseverança é a melhor amiga da superação.

Qual a sua maior dificuldade quando o assunto é perseverar?

  1. Fazer de Jesus sua maior inspiração e aspiração (v. 2)

Para sermos imparáveis na carreira da fé, é necessário fé em Cristo como nosso Senhor e Salvador, que nos leva a fixar os nossos olhos Nele, tornando-O nosso alvo supremo e então nós O seguimos. Na nossa vida diária, olhamos para as pessoas que nos inspiram. O autor da carta fala da multidão de heróis da fé que nos encorajam e animam, mas fixar o olhos deve ser unicamente em Cristo Jesus. Ele é a nossa maior fonte de força e ânimo para persistir e nunca desistir.

Além de inspiração, Jesus é a nossa maior aspiração. Todos os seres humanos tem seus desejos. Que o Senhor Jesus seja o nosso alvo, a base dos nossos princípios e valores. Que possamos ser reflexo da sua misericórdia e compaixão. Que sejamos a igreja imparável com olhos fixos no Mestre Jesus.

Quais as distrações do dia a dia que podem desviar o seu olhar de Jesus?

ORAÇÃO

     Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem pelos seus amigos do coração, peça a Deus oportunidades para compartilhar a fé com eles. Compartilhem seus pedidos e orem uns pelos outros e pelas famílias representadas na sua célula

Compartilhe em suas redes sociais