ROTEIRO DE CÉLULAS Nº 35 – 2023

Nº 35 – 2023 – 01/10 a 07/10
Publicado em 04/10/2023

Nº 35 – 2023 – 01/10 a 07/10
AVISOS
●    O Retiro do MOVE acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro e está com as inscrições abertas. Participe, convide ou patrocine um jovem para este momento especial. 
●    Os ensaios do Musical de Natal começaram no dia 18 de setembro às 19:30. Se quiser participar, entre em contato com a Sarah Ribeiro na central SIB.
●    No próximo domingo, dia 08/10, no culto da noite teremos o culto da família com o encerramento do Retiro de Casais. Convide sua família e participe!
●    Dia 15/10, haverá assembleia extraordinária após o culto da manhã. Não deixe de participar!
●    Estamos em Campanha de Missões Nacionais! Ore, contribua e seja um missionário! Mais informações de como contribuir e/ou adotar um missionário entre em contato com a Central SIB nos cultos ou com a secretaria da igreja.
●    Quer estar por dentro de todas as informações e programações da SIB? Baixe agora o aplicativo Prover em seu celular!
●    Para mais informações de todas essas programações entre em contato com a Central SIB ou com a Secretaria pelo (41)99835-4994.

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)
Firme nas promessas (Firme, firme, firme nas promessas de Jesus, meu Mestre...)
     Doce Nome (Só de ouvir Tua voz, de sentir Teu amor...)

Gratos pelo resto da vida (Salmo 92.1-5, 12-15)

Pergunta: O que direciona a sua vida? Qual o ponto de chegada dessa direção? Logo nos primeiros versos do Salmo, o salmista demonstra um coração grato a Deus, primeiramente pelo o que Ele é, mas também pelo o que fez e pelos propósitos que ainda irão se cumprir. Leia (ou releia) os versos 1-5 e pergunte: Hoje, você consegue fazer essas mesmas afirmações que o salmista está fazendo?
Há muitos desafios na nossa sociedade e da forma como enxergamos o mundo que nos impedem de ter um coração grato. Para seguir uma vida de gratidão como a Bíblia ensina, precisamos entender que:

1.    Deus precisa ser o centro da nossa gratidão (v.1-5)
 
O Salmo demonstra que o principal aspecto do salmista é o louvor e gratidão a Deus e que não devemos perder esse espírito da gratidão em nossas vidas. A vida e a confiança de um servo do Senhor precisa estar firmada Nele. Se você confia em qualquer outra coisa mais do que Deus, é nessa qualquer outra coisa que vai estar centralizada sua ação de graça, a gratidão e alegria no seu coração. O salmo nos mostra alguém cuja maior alegria era quem o Senhor era, o que Ele estava fazendo e o propósito profundo de Deus na vida dele. Isso muda a forma como vivemos o hoje e as oportunidade que Deus coloca diante de nós. 

Qual tem sido o centro da sua gratidão? Se não for Deus, como mudar para ser um servo grato a Ele?


2.    Gratidão não é somente um ato, é um estilo de vida (v.12-14)

Quando a gratidão é um estilo de vida se ganha também qualidade dessa vida. O salmista demonstra que seu foco está em viver uma vida que Deus quer para ele (ver verso 13). São nas ações que fazem parte da nossa rotina que também conseguiremos observar as obras de Deus. É saber que acordar, ter um alimento na mesa e ser grato por isso também é ter olhos e ouvidos atentos às ações que Deus faz diariamente. Agradecer apenas quando o nosso coração é satisfeito e não porque o Pai tem cuidado detalhadamente da nossa vida é estar mais longe de permanecermos ‘viçosos e verdejantes’ (v. 14). 

Qual foi a última coisa que você agradeceu a Deus? E qual foi a última coisa que você agradeceu a alguém? Você considera que as pessoas te enxergam como murmurador ou grato?

3.    Saber valorizar é saber agradecer.

Diante de uma sociedade utilitarista onde tudo é descartável incluindo pessoas, se você souber valorizar as coisas certas, viver uma vida marcada pela gratidão, o tempo de frutificar será sempre. Não há limite de idade para Deus usar um servo grato. O que importa é quem direciona nossa vida e como é o estilo dela que levamos. Se não soubermos viver com gratidão, não conseguiremos frutificar vividamente. Além disso, é preciso expressar essa gratidão, aos nossos pais, cônjuges, líderes. Gratidão sem expressão não tem valor.

Você sabe agradecer? Os seus frutos têm resultado em palavras de gratidão, ou seja, pessoas chegam a falar com você agradecendo pelos seus feitos?

ORAÇÃO

     Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem para que nosso coração esteja cheio de gratidão, primeiramente por tudo o que Deus é, depois por tudo o que Ele fez e vai fazer no meio da SIB e da célula. Orem pelos seus amigos do coração, peça a Deus oportunidades para compartilhar a fé com eles. Compartilhem seus pedidos e orem uns pelos outros e pelas famílias representadas na sua célula.

Compartilhe em suas redes sociais