ROTEIRO DE CÉLULA Nº 15

Nº 15 – 2022 – 01/05 a 06/05
Publicado em 02/05/2022

Nº 15 – 2022 – 01/05 a 06/05

AVISO

  • Se você deseja se tornar membro e conhecer o funcionamento da nossa Igreja, você é convidado a participar do Seminário de Integração no dia 07/05 das 14h30 às 18h. Participe! Inscrições pelo número da Integração: (41) 99835-4999 ou clique aqui.

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

- Jesus é o centro (Nada mais importa, nada se compara a Ti…)

https://www.youtube.com/watch?v=1OM7kAt07gA

 

- Em ti Jesus (Deus está lutando, Ele é por nós...)

https://www.youtube.com/watch?v=9o4T4yAociE

 

EDIFICAÇÃO

Por que precisamos de famílias firmes na Palavra de Deus?

(2Timóteo 3.1-17)

 

Neste capítulo da segunda carta a Timóteo, Paulo alerta seu filho na fé e seu discípulo sobre os tempos difíceis da sociedade em que estavam vivendo. Os versículos 1 a 9 descrevem algumas marcas daquela sociedade e da nossa. Tempo de relações pervertidas tanto com Deus, com o próximo e com elas mesmas. Onde cada vez mais as pessoas se afastam da solidariedade, fraternidade, da justiça e da verdade. Relações marcadas pela aparência, intolerância, hipocrisia, mentira, ganância e sobretudo o orgulho. Paulo orienta Timóteo sobre o perigo dessas relações presentes na sociedade se infiltrarem na igreja e consequentemente nas famílias. E para que as famílias mantenham suas relações saudáveis é necessário que elas permaneçam firmes na Palavra porque:

  1. A Palavra foi inspirada por Deus

O número de pessoas que acreditam que a Bíblia é “apenas mais um livro de ensinamentos escrito por homens, que contém histórias e conselhos” - quase dobrou de 10% para 19% em apenas três anos, segundo o Instituto Barna, nos EUA.
E isso é uma tendência. No entanto, não permita que este mal chegue até a sua família. A Palavra de Deus é fonte de vida para a preservação da família. A Bíblia é de extremo valor para a família, pois ela molda o caráter das crianças, dá aos pais orientações sobre como criar os filhos no bom caminho, e instrui em todas as áreas da vida! A Bíblia não é um livro embolorado nem o mero registro de coisas antigas. É o livro que vem de Deus, tendo o Espírito Santo como autor último (2Pe 1.21). Ela vem do Deus que criou o homem e constituiu a família (Gn 2.18-24) e que, encarnando-se, escolheu uma família onde nasceu e foi criado (Lc 2.51). Que nenhuma família deixe de ter a Bíblia como sua regra de fé e conduta. Que ela seja lida, amada e vivida em nossos lares. A casa que tem a Escritura como norma está firmada sobre a rocha. Não será derrubada (Mt 7.24,25). A que não a tem, corre riscos (Mt 7.26,27).

 

A Palavra de Deus tem sido a bússola que norteia a sua família? Se não, o que falta para que isso aconteça?

 

 

  1. A Palavra de Deus protege a família

Vivemos em um tempo onde a sociedade está afundada em um sistema injusto e desigual. E devido às pressões cotidianas, abraçar esse sistema e trazê-lo para dentro de casa se torna uma tentação constante. No entanto, quando algum ensino perverso travestido de verdade, justiça e amor quiser tomar o lugar dos princípios de Deus, a Sua Palavra nos protegerá. Os versos 14 a 17 nos exortam a ficarmos firmes naquilo que aprendemos. O mesmo apelo que é feito a Timóteo é feito hoje às nossas famílias. Por isso, sejamos fortes e inabaláveis nos ensinamentos da Palavra de Deus, não cedendo às pressões e às tentações do mundo, da carne e do diabo. Talvez a sua família não seja a dos seus sonhos, mas com certeza será uma família bem sucedida se firmada em sólidos alicerces.

 

Você crê pela fé que a Palavra de Deus protegerá sua família dos enganos desse mundo? Você tem preparado os seus alicerçando-os nas Escrituras?

 

 

  1. A Palavra de Deus conduz à salvação

As Sagradas Letras podem nos tornar sábios para a salvação, é o que diz o texto lido. Existem coisas que o homem pode aprender por si próprio, mas a salvação eterna somente o Pai pode revelar. Na Palavra encontramos direção em meio aos dilemas do dia a dia. Nela também encontramos orientação e força para vencermos as batalhas da vida. Além de ensinamentos para desenvolvermos um caráter nobre à semelhança de Cristo. Ela é útil para obtermos direção, correção e paz na alma. O estudo sincero e sistemático da Bíblia nos farão cada vez mais conhecedores da verdade e do Seu propósito para nós, além de nos aproximar mais de seu autor. Ela nos leva ao aperfeiçoamento no amor aqui na Terra, mas também ilumina os nossos passos rumo ao céu de glória.

 

Que Cristo em seu esplendor e glória nos dê força e constância para que mantenhamos sempre os olhos fitos em Suas promessas, crendo que por mais difícil que seja a nossa passagem aqui nesse mundo, Ele estará sempre ao nosso lado nos conduzindo até que um dia nos apresente a Deus como Sua noiva lavada e remida. Que Deus nos abençoe!

 

A leitura da Palavra de Deus tem te conduzido a Deus? Ela tem te direcionado pelo caminho da Salvação?

 

ORAÇÃO

Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem uns pelos outros e pelos seus amigos do coração. Compartilhem suas experiências com Deus, fale a respeito das bênçãos e do cuidado de Deus em suas vidas!

Compartilhe em suas redes sociais